segunda-feira, 5 de setembro de 2011

POR ISSO FAZER MISSÕES É TÃO IMPORTANTE!!

Menina se mata por achar que a Virgem iria ressuscitá-la



Itzel Murillo Elvira Lobato, uma jovem mexicana, resolveu no dia 16 de agosto se matar, acreditando que seria ressuscitada em seguida pela Virgemde Guadalupe, porque acreditava que assim chamariaa atenção de seus pais separados, conseguindo reuni-los de novo. Seria o seu presente de aniversário – naquele dia estava completando 10 anos.

O corpo da menina foi encontrado dependurado em uma corda. Ela morava com a mãe na cidade de Piedras Negras, Estado de Coahuila, México.
Itzel foi influenciada por um capítulo da novela religiosa La Rosa de Guadalupe, da Televisa, no qual uma garota se mata por causa da separação dos pais, mas a Virgem a ressuscita, e a família, comovida, se reconcilia. O slogan da novela é “Um milagre a cada dia”.
O México tem 110 milhões de habitantes – desse total, 82,7% são católicos, de acordo com o censo de 2010. O culto a Senhora de Guadalupe é forte em todo o país. Surgiu em 1531 quando o índio Juan Diego Cuauhtlatoatzin disse que uma “Senhora do céu” tinha-lhe aparecido dizendo ser mãe de Deus. As colegas de escola de Itzel disseram que ela estava muito triste por causa da ausência do pai e dizia que a Virgem de Guadalupe ia fazer um milagre para que a família se unisse. Sozinha, a menina passava as tardes em casa assistindo à novela.
Uma colega afirmou: “Ela dizia já ter pedido esse milagre à Virgem, mas nunca pensei que pudesse se matar”.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CEGUEIRA ESPIRITUAL PELO MUNDO

Culto à esqueleto feminino chega a 8 milhões de seguidores
Um culto para lá de estranho acontece nos últimos anos no bairro de Tepito, na Cidade do México: o culto a um esqueleto feminino que cada dia mais se populariza e se torna objeto de devoção.
Para se ter ideia da dimensão deste chamado culto, muitos católicos aderiram a ele o que, segundo os responsáveis, os permite afirma que os seguidores da Santa Morte – é assim que o culto é chamado, já chegam 8 milhões de pessoas não no México, mas também em outros paises da América Central e nos Estados Unidos.
Segundo os peregrinos, em troca de orações e oferendas, a Santa Morte oferece proteção e pode ajudar quando há algum problema difícil.
Alguns afirmam que a Santa Morte é o culto dos criminosos, mas, para muitos, ela é uma figura religiosa como qualquer outra.
“Todo tipo de pessoa acredita na Santa Morte. Pessoas boas usam para coisas boas, e pessoas más, para coisas más”, afirma um peregrino.
Enriqueta Romero, a mulher que criou o templo no bairro, defendeu o culto em entrevista ao correspondente da BBC Mundo no México, Julián Miglierini.
“Se a pessoa é um sequestrador e um bandido e também seguidor da Santa Morte, então é algo pessoal, cada um sabe o que faz. Sabemos que é errado, mas é algo pessoal”, disse.
Crime
Para alguns, a localização deste santuário é mais um sinal da ligação do culto aos criminosos.
A área de Tepito é considerada uma das mais perigosas da Cidade do México e acredita-se que seja um refúgio de criminosos.
O culto pode ter um grande número de seguidores em Tepito, mas se espalhou pelo México, um país muito católico. E a Igreja Católica do país não esconde sua desaprovação.
“O culto é completamente rejeitado, é superstição e tem um elemento diabólico. A Santa Morte é inaceitável, é impossível ser católico e ser devoto da Santa Morte”, afirma o porta-voz da Igreja no México, Hugo Valdemar.
Para José Gil Olmos, autor de um livro sobre o assunto, o sucesso do culto se deve a própria hierarquia da Igreja Católica.
“Este é um reflexo muito claro da crise na Igreja Católica em seus níveis mais baixos. Suas brechas estão sendo preenchidas por outros cultos e crenças, pois no México existem estes santos populares e cultos”, afirmou.

1º ABALA POPULAR. VALE A PENA CONFERIR